Depois de um pastel solidário, fiquei com sete litros de óleo usado na fritura. Fiz diversas pesquisas sobre produção de sabão e encontrei dicas interessantes no portal de vídeos no Youtube de Fábio Guimarães. Fora dicas interessantes sobre produção de sabões de coco ou de cal, sabonetes, encontrei boas dicas para fazer este sabão líquido.
Nos vídeos, Fábio Guimarães ensina uma receita de sabão caseiro liquido com óleo de cozinha usado e purificado. Na sequência de vídeos, a ideias é levar em consideração todo processo para aproveitar óleo de fritura usado. No processo inicial a sugestão é purificar o óleo de cozinha para tirar o cheiro ruim, como apresentado no vídeo a seguir.
Como purificar óleo de usado
Após fazer a purificação, o vídeo abaixo apresenta como se faz o sabão líquido.
Como fazer sabão líquido
Quando fiz a receita, preparei para um litro de óleo. Então vou fazer a receita para cada um litro de óleo:
- 1 litro de óleo usado quente (70°C)
- 250 g de hidróxido de sódio em escamas (soda cáustica)
- 0,75 l de água morna para dissolver a soda cáustica (70°C)
- 1,25 l de álcool etanol
- 500 g de açúcar
- 1,5 xícaras de água morna para dissolver o açucar (70°C)
- 6,5 l de água morna (70°C)
Abaixo temos uma calculadora para cálculo dos materiais:
Para fazer o sabão, você deverá preparar num local arejado e longe do fogão. O álcool libera gases inflamáveis durante a preparação, o que causa riscos de incêndio. E a soda cáustica respinga na preparação, o que torna importante o uso de equipamento de proteção individual:
- luvas
- óculos de proteção
- panela para diluir o açúcar
- panela para aquecer a água para dissolver a soda
- panelas para aquecer a água restante
- panela para aquecer o óleo
- balde com capacidade para trabalhar com 10 litros de água
- termômetro
Esquentar bem o óleo, por volta de 70°C. Não aquecer para uma temperatura maior porque a temperatura de fervura do álcool é mais ou menos este valor. Esquentar também a água para dissolver o açúcar, a água para dissolver a soda cáustica e o panelão para aquecer o restante das águas.
Leve o óleo para perto do local arejado onde será feito o sabão, longe do fogão ou do fogo. Leve para perto o balde de 10 litros, bem como a água quente para dissolver a soda cáustica.
Colocar o álcool e misturar com o óleo quente. Poderá ferver um pouco.
Colocar a água quente da soda no balde. Despejar a soda cáustica. Esperar ferver e mexer depois.
Misturar na soda o óleo e vá mexendo até que mude de cor de marrom escuro que após algum tempo fica mais claro. Deverá espumar, formar nata. Cerca de 5 a 10 minutos.
Dissolva o açúcar na água quente. Dissolva a solução no balde. Continue mexendo.
O restante da água deverá estar quente para ser acrescentado no balde, sempre mexendo.
Concluído o sabão, deixa esfriar e envase no dia seguinte. É aconselhável usar o sabão líquido à partir do 15º dia. Poderá ser acrescentado corantes ou perfumes de sua preferência, mas eu achei desnecessário. Ficou muito bom assim. Limpa muito bem panelas engorduradas. Para limpeza de roupas ficou excelente. E pela técnica de lavagem do óleo, o sabão líquido não possuía cheiro algum.